HREN (RAIZ FORTE)

HREN
(RAIZ FORTE)

raiz forte Hren (Armoracia Rusticana)

O preparo dos alimentos da mesa da páscoa eslovena começa no sábado de aleluia, ou antes! É comum para quem andar pelos vilarejos nesse dia, sentir o aroma da potica sendo assada nas casas, isso para os eslovenos tem “cheiro” de festa. Na Sexta-feira Santa ou no Sábado, os camponeses costumam sair para as montanhas, normalmente próximo de suas casas, na busca de um importante item da refeição, o hren (raiz forte), nome científico da planta é Armoracia Rusticana, conhecida desde a Grécia antiga. Ele cresce naturalmente nos campos da Eslovênia. Na cultura popular o hren é visto não só como alimento, mas ainda como responsável por diversos benefícios à saúde, dentre eles: ajudar na perda de peso (termogênico), controle da pressão sanguínea, aliviar condições respiratórias, ajudar na resistência dos ossos, melhorar a imunidade, estimular a digestão, promover a saúde do coração e outros. Há até quem ligue à cura de câncer. Na gastronomia é muito apreciada, em parte da Europa Central e todo o leste como acompanhamento para carnes e embutidos, notadamente os defumados. Em alguns minutos de caminhada pelos campos essas plantas podem ser encontradas. Suas raízes são facilmente arrancadas do chão, e suas folhas eliminadas. Em casa, devem ser bem lavadas, ligeiramente raspadas para tirar uma fina camada superficial externa, e depois raladas, para alguns mais finas, tipo queijo ralado, para outros um pouco mais grosso. Sua raiz quando íntegra não possui sabor ou aroma forte, mas quando é ralada, as enzimas das células rompidas, liberam o alil-isoticianato, com sabor picante e forte. A pasta formada pela raspa é colocada em uma vasilha e preparada de diferentes modos. O mais comum, nos processos caseiros, é a adição de vinagre, ou ovos ralados, formando uma pasta. Seu sabor é forte, picante, aos ser consumido chegando a ser percebido até no interior do nariz. Depois de ralado, se não for consumido logo, o hren perde o aroma e sabor, mudar de cor, escurece. Para que isso não aconteça é preciso adicionar vinagre.

Faz parte do texto sobre a Gastronomia de Páscoa Eslovena


Elaborado por Valdeir R. Vidrih, professor universitário Esloveno-Brasileiro, “artisan Charcutier”, descendente de família de mestres charcuteiros eslovenos, recebeu duas vezes diploma de reconhecimento e agradecimento da Embaixada da Eslovênia no Brasil por sua colaboração na divulgação da Cultura Gastronômica Eslovena, é autor de livro: A Arte de Fazer Embutidos e Defumados: a tradição de uma família Eslovena. Editora Canal 6. Bauru, 2 edição, 2018.

Esta entrada foi publicada em Geral, Notícia e marcada com a tag , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Uma resposta para HREN (RAIZ FORTE)

  1. NATALIA GOLUBEFF disse:

    Eu queria comprar raiz forte de preferencia fresca. Se houver algum produtor que possa vender, eu agradeco bastante. Muito obrigada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *